Apesar de parecidos, Os Mangás e as HQs tem algumas diferenças notáveis entre si.
Bem, eu vou explicar um pouco dessas diferenças nesta serie de posts que seguem;
De inicio, uma das principais diferenças é a historia, a maneira como ela e desenvolvida e até o conteúdo.
Normalmente o mangá envolve um pouco da própria cultura oriental, mitos e crenças. Em muitas histórias não é definido um conceito de vilão e mocinho em certos casos eles até chegam a buscar a mesma coisa só que de maneiras diferentes; Nem sempre o “herói” está tão certo, depende sempre do ponto de vista de quem lê e as expectativas do leitor.
As HQs também tem muitos temas diferentes, apesar dos mais comuns serem os de super heróis alienígenas e coisas do gênero, mas normalmente é bem definido, desde o começo, quem é do mau e quem é do bem, por menos motivos que tenham, não é muito comum um vilão mudar de lado.
Isso é bem separado, pois os personagensque são do mau sempre são maléfico enquanto quem é do bem sempre é bondoso.

Por exemplo, nas HQs do Batmam, é bem visivel que o Batmam faz de tudo para salvar sua cidade dos vilões, enquanto o coringa por exemplo, é so um psicopata do mau! Já death note, é um exemplo classico onde é dificil determinar se o protagonista é bem mesmo, porque por mais que ele lute a favor do bem, seu metodo é questionavel, e até é cabivel a pergunta: os meios justificam os fins? E até fica a duvida será que o Raito é mesmo um mocinho, e o L que é seu inimigo é mesmo do mau? até onde é o limite do bem e do mau nessa serie? São coisas assim que tornam o ambiente do mangá mais duvidoso do que o da HQ, No Mangá Inuyasha, também acontece essa dualidade, já que por mais perverso que seja o vilão no final ele acaba mostrando que buscava a mesma coisa que seu inimigo, mas que por varios motivos acabou seguindo um caminho diferente, e não só este mas como em varios outros animes, até mesmo Naruto, é comum ver vilões que não são “tão maus assim”; ou em outros animes onde há uma dualidade no camino que os protagonistas tomam, tornando-os não tão bondosos assim.

Assim termina nosso primeiro post da serie. No proximo, falaremos de como é classificado essas historias, e dos personagens principais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s