Oi minna
Muitos adoram os animes e mangás, gostam dos olhinhos grandes e dos cabelos coloridos, ou preferem mesmo as páginas em preto em branco, mas alguém já perguntou como surgiu o mangá?
Bom eu me perguntei e resolvi tirar essa dúvida!!
Espero que gostem:

-desenho de Katsuhiko Hokusai

Katsuhika Hokusai foi quem criou o termo “mangá” no qual usou para denominar suas caricaturas.
(mangá significa:desenhos irresponsaveis)

Apartir daí, cada vez mais essas carricaturas se popularizaram no japão.
o Mangá sofreu grande influencia norteamerica apos a 2 guerra mundial, nessa época começou a surgir os akahons, que nada mais eram do que compilações do mangá

Porem foi Osamu Tezuka o responsavel por dar ao manga a forma que nos conhecemos dele hoje; sob influencia de cartuns e quadrinhos ocidentais, tezuka deu novas caracteristicas ao manga como, expreções faciais exageradas, introdução no manga de efeitos graficos como “linhas de velocidade” e onomatopeias, alternância de planos e de enquadramentos como os usados no cinema. Assim as histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.
tezuka tambem criou, junto com outros autores, mangas de sucesso como “a nova ilha do tesouro” -1947-;
em 1963 foi tezuka tambem que criou a primeira serie de animação para a televisão japonesa, feito apartir de um manga de sua autoria (Astro boy).



Após isso tezuka tentou expandir ainda mais o mangá, influenciando autores que depois viriam a fazer sucesso. tezuka que morreu em 89; e até hoje é conhecido como “deus do mangá”.

No brasil o primeiro manga lançado foi “lobo solitario” em 1988 pela cedibra, mas adaptado a leitura ocidental (o que tornou quase todos os personagens canhotos); os mangas so passaram a ser lançados aqui no brasil com o formato original, em 2000 com o lançamento de dragon ball – conrad. Os animes chegaram aqui nos anos 60, entre os primeiros estao: zoran, as do espaço.. entre outros.

Os mangas fizeram tanto sucesso que cresceram rapidamente, diversificando se em generos e atingindo leitores de todas as idades. O manga e considerado parte da cultura japonesa tendo ate sua função pedagogica; abordam todos os temas imagináveis: a vida escolar, a do trabalhador, os esportes, o amor, a guerra, o medo, fantasia, séries tiradas da literatura japonesa e chinesa, a economia e as finanças, a história do Japão, a culinária entre outros temas.
hoje em dia os mangas representam mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial em seu país de origem.

bom e isso e tudo pessoal =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s